Imagem: Pixabay.

Por Albírio Gonçalves*

Você sabe o que é REUNIONISMO? É a mania de reunião, essa verdadeira praga corporativa que assola as organizações, independentemente do seu tamanho.

Reuniões são importantes e fazem parte da vida corporativa. Elas servem, ou deveriam servir, para informar, discutir, analisar e resolver problemas e conflitos. Servem para integrar, treinar e formar equipes. Também servem para dar e receber feedback, compartilhar e tomar decisões, e muito mais.

Portanto, a reunião é uma ferramenta gerencial fundamental. Principalmente, quando geram ou encaminham decisões importantes para os resultados das organizações.

O problema é que ela virou uma das maiores pragas corporativas, na atualidade. Passa-se muito tempo escrevendo ou lendo relatórios, preparando ou assistindo a apresentações, em intermináveis discussões que não levam a lugar algum.

Organizações com excesso de reuniões, geralmente, são inchadas ou burocráticas ou controladoras ou ineficazes ou tudo isso junto.

E o pior, tantas reuniões, acabam contribuindo para que as empresas não vendam, não produzam, não inovem, nem realizem as suas metas. Por quê? Porque quem deveria vender, produzir e inovar, acaba perdendo muito tempo em reuniões improdutivas.

E você já ouviu falar no adorador de reuniões?

O adorador ou a adoradora de reuniões é a pessoa que faz de tudo para marcar uma reunião e, se não houver problemas para resolver, ela cria um, apenas para que a reunião aconteça, exercitar a sua verborragia e ocupar o tempo dos outros. Tudo isso desnecessariamente.

Não se espante, o adorador de reuniões existe, e pode estar ao seu lado, ou ser você. Cuidado!

Os adoradores de reuniões querem apenas palco e plateia para o seu blábláblá. Eles são grandes contribuidores do REUNIONISMO. Muitos, até são bons de palco e… nada mais.

Estou pensando em criar uma campanha: ABAIXO O REUNIONISMO! É possível, sim, diminuir essa praga corporativa. E você pode contribuir para que haja menos e melhores reuniões, mais eficazes e produtivas, em sua organização.

Seguimos…

(*) Consultor, Educador, Palestrante, Creator, Pesquisador.

Publicado originalmente em 09/112016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.